A Seleção

Adorei esse vestido da capa

  Ficha técnica*:

Título: A Seleção (The Selection)
Subtítulo:  Trinta e cinco garotas e uma coroa
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte (Selo jovem da Companhia das Letras)
Edição: 1ª Impressão
Ano de publicação: 2012
Quantidade de páginas: 357
Quantidade de capítulos: 25

Resenha:

  Hey guys,  eu sei que tinha prometido fazer a resenha de outro livro, mas... Sim, ainda existem contos de fadas à serem escritos! É assim que o enredo de A Seleção acontece. A garota pobre, que passava dificuldades e apaixonada pelo primeiro amor de sua vida, tem sua vida transformada quando se inscreve para participar de uma competição que irá escolher a esposa do príncipe.
   Essa história se passa em Illéa, um novo país que surgiu após a China ter dominado os Estados Unidos, durante a quarta guerra mundial. Illéa é uma monarquia, dividida em condados. A sociedade segue uma hierarquia de castas, que vai da Um até a Oito. Cada casta designa o papel do indivíduo na sociedade, por exemplo: casta Um - Realeza (ou como são chamados no livro A Elite), casta Cinco - Artistas (é a casta de America, nossa protagonista), casta Seis - Trabalhadores braçais (empregadas domésticas, pedreiros e etc...), casta Oito - Mendigos e Bandidos. 


Visão geral da capa. Nossa como esse vestido é lindo!
   Nossa jovem e adora protagonista, America, é uma cantora e musicista que realiza apresentações junto com a mãe para ganhar dinheiro e ajudar no sustento da família. O pai dela é artesão, sua irmã mais nova, May, é  pintora e o casula da família, Gerad, ainda não descobriu a veia artística que irá seguir. America tem mais dois irmãos mais velhos: Kenna, que se casou com um rapaz da casta Quatro (assim mudou de "nível" para a sociedade) e está grávida, e Kota, que é escultor e  depois que começou a ficar famoso abandonou a família. Na página 209, America diz uma coisa que faz a gente refletir sobre isso "...Ninguém deve abandonar a família. Manter-se unidos... é o único jeito de sobreviver." Isso vale para muitas famílias da nossa realidade. 


Segunda capa do livro. 
   Enfim, um dia chega uma carta que muda completamente a vida de America. Ela  é convocada a se inscrever para a Seleção. No início ela se recusa a preencher o formulário, principalmente por causa de um amor secreto que tem com Aspen (casta Seis) e que nem mesmo sua família sabe. Mas, para atender a um pedido America resolve fazer a inscrição e se torna uma das selecionadas a ir para o palácio. A partir daí muita coisa acontece. 
   Adorei o livro, pra falar a verdade quase virei a noite lendo (só não fiz isso porquê minha Mãe ficou batendo na porta do meu quarto até eu apagar a luz =/). A história é ótima e eu me sentir literalmente dentro do enredo. Foi como se eu tivesse em um universo paralelo, no qual reis, rainhas, príncipes e revoluções sociais estivessem acontecendo bem diante dos meus olhos. 

Cartinha da Seguinte para os leitores
  Logo quando a gente abre o livro encontra um carta da Companhia das Letras sobre a Seguinte, seu selo jovem. A diagramação é excelente, com páginas amarelas, ótimo tamanho de fonte, margens grandes na parte de fora das páginas (dá pra gente pegar no livro sem atrapalhar a leitura). A cada capítulo, uma coroazinha igual a da capa, marca o novo início de mais uma parte da história. 

Detalhe da abertura dos capítulos
  Entre as frases que eu mais gostei estão: "Você não pode achar que é capaz de dar tudo para todo mundo que ama. Não dá para você fazer tudo" (pág: 26), "... um conselho antigo, mas valioso: sejam vocês mesmas." (pág: 65), "... o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente" (pág: 205) e "Toda garota precisa brilhar de vez em quando." (pág: 259).
  Esse é o primeiro livro de Kiera Cass que eu leio. Adorei forma que ela desenvolve o enredo e mostra como a protagonista pode ser guerreira, sem deixar a de ter a delicadeza necessária a todas as mocinhas. Estou muito ansiosa para ler o segundo livro da trilogia: A Elite. Acho que até o final desse mês eu vou comprá-lo! 


Fotinha da autora da mesma cor da capa
  Aqui abaixo vocês podem ver o book trailer de The Selection:


 Espero que vocês tenham gostado. Aguardo os cometários. Bjoxxx e até o próximo livro!

*Todas as fotos usadas nesse blog são de minha autoria.

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários :

  1. Eu só NECESSITO de A Elite! D= A narrativa da Kiera é incrível! *O* Você realmente se envolve na história e não consegue parar de ler! Além disso, os personagens SÃO UNS AMORES! <3 (Maxon, estou falando de você, rumf! *o*)

    Ótima resenha, Thati! :)

    ResponderExcluir
  2. To tão ansiosa pra ler A Elite que pensando em qualquer desculpa pra ir na Cultura comprar. Não vejo a hora de continuar a série!

    ResponderExcluir