Postura na hora da leitura é fundamental


Fonte: Google
   Oi pessoal, hoje eu to aqui para falar sobre um assunto que é muito importante para todo mundo, principalmente para os leitores: A posição que a gente usa pra ler. O interesse pelos livros aumentou bastante, porém não é apenas com as publicações físicas que os leitores estão saciando sua sede pelas letrinhas. Os tablets e celulares mais modernos  estão mudando a forma como as pessoas leem.
   Um bom livro pode ser transportado para qualquer lugar, assim como os aparelhos portáteis, porém é com o livro físico que o leitor pode encontrar a posição mais correta e saudável para ler, sem prejudicar a coluna. 

Livro x Celular


Fonte:  Google
   Devido a praticidade, o celular te virado a principalmente alternativa para muitos leitores. O aparelho anda sempre o usuário e já virou uma ferramenta indispensável para o nosso dia-a-dia. Porém, segundo especialista esse é o pior tipo de leitura pois devido ao esforço, principalmente para o pescoço, pode acabar gerando uma hipolordose cervical (retificação da curvatura  do pescoço), que é provocada pelo posicionamento prolongado e excessivo da cabeça para frente.
   Com o tempo, a hipolordose desgasta o disco intervertebral amortecedor podendo gerar uma hérnia de disco. O tempo máximo de leitura recomendada nessa posição é de 20 minutos.

Livro x Tablet


Fonte: Google
   Já entre os livros e aparelhos de tablets de qualquer modelo, a diferença na postura não é tão gritante assim. Mas vale ressaltar que, as publicações impressas levam certa vantagem.
  De acordo com o fisioterapeuta e autor do livro "De olho na postura", Victor Liggieri, os livros  físicos são mais indicados anatomicamente pois há um estimulo a leitura com as mãos apoiadas nas laterias do exemplar. Já com o tablet, o usuário pode e tende a segurá-lo com apenas uma das mãos e somente na parte de baixo do aparelho.
   É bem verdade que, como tablet o leitor pode carregar diversas publicações em apenas um aparelho. Assim é possível evitar carregar  excesso de peso e uma grande quantidade de livros para todos os lugares, diminuindo assim o volume de bolsas e mochilas e evitando possíveis desvios de coluna por causa do grande peso dos livros.
   Outra vantagem é a possibilidade de aumentar o tamanho da página e consequentemente o tamanho da fonte em que a publicação foi escrita. E caso o aparelho usado seja adequado para a leitura de e-books (como o kobo ou kindler) esse recurso poderá estimular mais leitores, principalmente os míopes (assim como eu \0/) à aderirem aos livros digitais.
   Acredito que o grande incomodo para os leitores de e-book  esta relacionado a luz emitida pelo tablet. Assim como eu já comentei aqui no blog (clique aqui), a claridade que sai do aparelho comum incomoda na hora da leitura. O tempo máximo recomendado para a leitura em tablet é de 2 horas.


Fonte: Google

   A postura ideal para leitura é aquela, em que ficamos sentados em uma mesa e o livro ou tablet esta apoiado em um suporte ou em uma pilha de livros, na altura dos nossos olhos.
   Com a correria do dia-a-dia é quase impossível o leitor manter a postura correta. Porém, vale a pena a gente se esforçar um pouquinho para manter a coluna do modo mais confortável. 
   Espero que vocês tenham gostado das dicas. Bjoxxx e até a próxima. 
   

Fonte: Folha de São Paulo

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário