Auto da Compadecida


Edição especial  do livro
Ficha técnica*:

Muito bem diagramada
Título: Auto da Compadecida
Subtítulo: 
Autor(a): Ariano Suassuna
Editora: Agir
Edição: Edição comemorativa, revista pelo autor
Ano de publicação: 2004
Quantidade de páginas: 230
Quantidade de capítulos: 4

Resenha:

    Um clássico da literatura nacional. Sim... é dessa forma que eu posso definir o Auto da Compadecida, uma peça de Ariano Suassuna, grande escritor de origem paraibana e pernambucano de coração. 

Pinturas que remetem a história
    Esse livro ficou ainda mais famoso após ser adaptado para as telonas. Mas, mesmo sendo tão popular, muita gente ainda não conhece a história com esta no livro e por isso é importante escrever uma resenha sobre ele.
   Enfim, esse livro é um dos meus favoritos de Ariano Suassuna. Nele vemos como o sofrimento do sertanejo é retratado, mas não com lamurias e sim com o humor. A história tem como personagem principal João Grilo, o palhaço e o sertanejo mais mentiroso, ardiloso, sensível, esperto e curioso do sertão. 

Diagramação bem elaborada 1
Diagramação bem elaborada 2
   Muitas histórias interessantes acontecem nessa peça, como o enterro em latim de um cachorro, a gaita que faz reviver entre outras. Agora a mais legal de todas na minha opinião é de Virgulino Lampião, que é invade a cidade em busca de justiça. 
   Outra parte super interessante é a do julgamento, na qual Jesus é o juízo, o diabo o promotor e Nossa Senhora a advogada. Nessa cena, podemos perceber a força da fé do sertanejo que enfrenta meses de seca sempre com a esperança de que dias melhores virão. 
   A edição do Auto da Compadecida que tenho, é uma edição especial comemorativa de 50 anos, que inclui a biografia do autor. A diagramação é linda e totalmente rebuscada. Além disso, em todo o livro temos reproduções de pinturas que retratam cenas da peça.
Diagramação bem elaborada 3
Diagramação bem elaborada 4
   Espero que vocês tenham gostado. Sempre é bom a gente conhecer um pouco mais sobre autores brasileiros, principalmente quando eles são da nossa região. Bjoxxx pessoal e até a próxima. 

   Vou deixar o link do filme pra vocês assistirem. É bom preparar a pipoca, pois esse filme é garantia de boas gargalhadas:
 
                     

*Todas as fotos usadas neste post são de minha autoria.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário