Jogos Vorazes


Capa do livro
Ficha técnica:

Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games
Subtítulo: 
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Edição: 1ª Impressão
Gênero: Ficção Norte- Americana/Distopia/Sobreviventes/ Relações humanas
Ano de publicação: 2010
Quantidade de páginas: 397 
Quantidade de capítulos:  27

Resenha:

   Olá pessoal! Finalmente vou postar as resenhas sobre Jogos Vorazes. Pra isso, eu vou tentar postar em dias seguidos as resenhas dos três livros. Sim, vou fazer isso pois me deu contar que estou com várias resenhas atrasadas e como não quero deixar pendências para 2014 (além da enorme lista de livros que tenho), vou fazer vários posts esse mês, ok!
Detalhe da lombada
     Mas, chega de papo. Jogos Vorazes ou The Hunger Games é o primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins. Tenho que admitir que fazia uma ideia totalmente diferente desses livros, apesar já ter ouvido muitos comentários positivos, confesso que demorei um tempo para comprar e ler a história.
     A história se passa em uma época pós destruição da America do Norte. Os Estados Unidos não mais existem e agora o país virou uma nova nação, na qual quase todos os jovens em situação familiar precária (sem trabalho com boa remuneração, pobres e passando dificuldades) são escolhidos em um sorteio para participar de uma competição. 
    Um rigoroso sistema de distritos (13 no total), foi elaborado pela Capital que escolhe distribui as funções mais importantes e rentáveis para os distritos mais próximos e deixa os mais distantes como o serviços mais pesado e mal remunerado. Além disso, o contexto social em que Jogos Vorazes acontece deixa bem claro que a Capital, mantém a população sobre controle, sem deixar que as pessoas possam escolher seu próprio destino. 
Visão geral da capa
     É em todo esse contexto totalitário e repressor que Katniss se vê obrigada a sustentar sua família após a morte do pai, nas minas de carvão (atividade do distrito 12). Ainda muito nova e com uma irmã quase bebê, Kat percebe que se ela não for em busca do sustento da sua família todas (ela, a irmã e a mãe) morreram de fome, já que a única responsável pelo sustento da família cai em depressão após a morte do marido. 


Segunda capa com vários detalhes
    Assim Kat, burla várias leis impostas pela Capital, como caçar e comercializar no mercado negro, para garantir o mínimo de sustento para sua família. Assim, ela conhece Gale, um garoto um pouco mais velho, mas que passa pela mesma situação de busca por alimentos para sustentar a família. É assim, que quando se dão conta os dois formaram uma aliança durante as caçadas atrás de alimento. 
    Todos os anos, a Capital escolhe dois tributos (um menino e uma menina) de cada distrito para irem à Arena duelar por suas vidas contra os jovens de outros distritos. No ano em que a trilogia começa é a primeira vez que Primrose, a irmã de Katniss terá seu nome inscrito no sorteio e por esse motivo ela está mais do que assustada. 


Happy Hunger Games!

Diagramação simples

Destalhe da abertura do capítulo
    Chega o dia da Colheita (processo de sorteio dos jovens que vão para a Arena) e para desespero de Katniss, o nome da sua irmã é sorteado. Como o único objetivo da Kat é proteger sua irmã, ela se voluntária no lugar da mesma e assume o lugar de tributo do distrito 12. Junto com ela, é sorteado Peeta, o filho do padeiro. Nesse momento, eles ainda não sabem, mas juntos vão mudar para sempre a história dos Jogos Vorazes.
      Adorei muito, muito, muito a história. Fui surpreendida várias vezes pela narrativa da Suzanne Collins, que soube apresentar todos os detalhes da história nos momentos certos. Isso me deixou realmente envolvida com a história, já que a curiosidade sobre o que iria acontecer com os personagens me pegou em vários momentos. 

Pequena biografia da autora
     Gostei bastante da diagramação do livro. As páginas amareladas são minhas favoritas e não percebi nenhum erro de tradução ou mesmo no esquema margem/espaçamento/fonte. Li o livro e assistir ao filme 1 da série, mas isso será uma resenha à parte. Super recomendo essa história para todos os leitores, pois além de trazer um contexto social totalmente diferente (claro é uma distopia) a narrativa é ótima. 
Que a sorte esteja a seu favor!
   É isso pessoal. Espero que vocês tenham gostado, aguardo os comentários. Bjoxxx e até a próxima. =) 
      

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário