Ponte para Terabítia



Descobrindo o mundo mágico de Terabítia
Ficha técnica:

Título: Ponte para Terabítia (Bridge to Terabithia)
Subtítulo: 
Autor(a): Katherine Paterson
Editora: Salamandra
Edição: 2ª Edição
Gênero: Fantasia/ Amizade/ Companheirismo/ Liberdade
Ano de publicação: 2006 (1977, originalmente)
Quantidade de páginas: 160
Quantidade de capítulos:  13 

Resenha:
       Olá pessoal!!!!! Hoje vou falar sobre um livro maravilho e que estava na minha lista de livros da meta literária de 2014. Ponte para Terabítia é um clássico da literatura mundial e que em minha opinião, deu origem ao universo da literatura fantástica como a gente conhece hoje. Além do livro, vou fazer alguns comentários sobre o filme, de mesmo nome, e que teve o roteiro inspirado no livro.
      Jess Aarons é o filho do meio único menino, em uma família de cinco filhos e seu maior sonho é ser o melhor corredor da 5ª série. Todas as manhãs, Jess acorda cedo para treinar, por isso ele corre todos os dias sem descanso para alcançar seu objetivo. Suas irmãs mais velhas sempre implicam com ele e as duas mais novas ainda não entendem como ele se sente. Como único menino, Jess acaba sempre tendo mais responsabilidade com as tarefas da casa que as irmãs, sem contar o fato de que as duas mais velhas sempre arranjam uma maneira de escapar das tarefas domésticas.  

A capa tem uma diagramação bem lúdica, que não mudou após o filme
        Além de correr, Jess adora desenhar e por isso ele acredita que um dia poderá ser um grande artista, mas esse é o seu principal segredo já que seus desenhos não são vistos com bons olhos por seu pai. Outro segredo de Jess é a sua paixonite por Miss Edmundos, a professora de música da escola em que ele estuda. Vista como hippie pelas outras pessoas, a professora é a única pessoa que já viu os desenhos do garoto e que o incentiva a continuar a desenhar.
       Um dia, Jess percebe um movimento diferente no sítio vizinho à sua casa. Um caminhão de mudanças e um carrinho anunciam para o menino que novos vizinhos chegaram à região. A partir daí, a vida do menino começa a mudar, pois uma garotinha da mesma idade que ele e que se veste de uma forma parecida com Miss Edmundos passa a morar no sítio vizinho. O primeiro contato entre os dois acontece em um dos momentos que Jess está se preparando para correr. A garota acha a cena engraçada e tenta conversar com o menino que à princípio não quer papo.

O livro é bem fininho
      O tempo passa (duas semanas, para ser exata) e chega o dia de ir para escola. Jess não vê a hora de o recreio começar, para assim ele mostrar aos outros garotos o quanto que ele melhorou nas corridas. Para surpresa de todos, uma nova aluna chega a turma e a nova garota é a nova vizinha de Jess, Leslie Burkes. Logo de início a garota tenta se familiarizar com  as outras meninas, mas como não teve sucesso ela vai tentar conversar com Jess, que a essa altura se prepara para participar das corridas.
      Gary Fulcher, o manda – chuva da 5ª série é desafiado por Jess a deixar Leslie participar e o fato mais inesperado acontece: a menina vence todas as provas de corrida. Assim, começa uma forte amizade entre Jess e Leslie.  Juntos, eles aprendem como o poder da amizade pode ser forte, já que antes eles viviam praticamente isolados em suas casas.
A segunda capa do livro é bem simples
O livro é muito bem dividido
      A aproximação dos dois, faz com que comentários comecem a aparecer da parte das irmãs de Jess, mas os garotos não ligam. Um dia, explorando as terras das redondezas, próximas as casas em que moram, eles chegam à um riacho, com o leito quase seco e do outro lado havia uma densa floresta. Encorajado por Leslie, Jess atravessa o riacho se balançando em uma corda que estava presa em uma macieira.

A diagramação livro é bem simples
      Assim, Jess e Leslie encontram o lugar perfeito para brincar, um reino chamado Terabítia. Nesse lugar, seres mágicos convivem lado a lado e reverenciam Jess e Leslie como rei e rainha do reino. Muitas aventuras acontecem nesse lugar e é no castelo – fortaleza (construído pelos meninos) que eles soltam a imaginação em várias histórias.  Terabítia é o lugar secreto de Jess e Leslie, que a cada dia ficam mais próximos e tornasse melhores amigos.
      A diagramação do livro é bem simples. As páginas são amareladas e a margem, fonte e espaçamento estão bem colocados. A leitura do livro flui de uma maneira bem rápida. Adorei a história que é bastante emocionante e trás uma grande lição de amizade e companheirismo. A história foi adaptada para o cinema em 2007 e ganhou o mundo encantando crianças, jovens e adultos. Assistir ao filme primeiro que li o livro, que para dizer a verdade nem sabia que tinha até pouco tempo e fiquei encantada pela história.
Porém, só após ler o livro foi que pude compreender melhor alguns fatos que acontecem e as adaptações que precisaram ser feitas para o roteiro do filme. Quem ainda não assistiu à adaptação, não sabe o que está perdendo. 

Livro e filme inspiradores
     Os roteiristas Jeff Stockwell e Davis Paterson, além do diretor Gabor Csupo souberam retratar com riqueza se detalhes todo o mundo encantado criado pela Katherine Paterson. Uma curiosidade sobre a história, é que ela foi criada pela autora para seu filho, que naquela época ainda não tinha desenvolvido o gosto pela literatura. A frase mais bonita de toda a história em minha opinião é essa “Feche os olhos, mas deixe a mente aberta”.

Katherine Paterson
      Os atores principais Josh Hutcherson e Annasophia Robb são de uma interpretação fantástica e emocionante. O filme ainda trás Zoe Deschanel como Miss Edmunds. O filme teve os mesmo criadores de As crônicas de Nárnia. Vou deixar aqui em baixo o filme para vocês assistirem:



     Espero que vocês tenham gostado! Deixem seus comentários abaixo sobre a resenha e sobre o filme. Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não esqueçam de curtir a fanpage nem de seguir o blog. Obrigada por tudo, bjoxxx e até a próxima =). .

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário