[News] O que aconteceu na Fliporto 2014


      Bem... Era para ser em vídeo, mas o editor de vídeos que uso mais uma vez me deixou na mão!!!! Então como conseguir editar apenas os vídeos cursos que gravei na Fliporto, vamos ao post tradicional mesmo. Espero resolver esse problema como o editor de vídeo logo!!
      No último final de semana aconteceu a 10ª Festa Literária Internacional de Pernambuco, aqui em Olinda. A Fliporto transforma a cidade patrimônio na cidade das letras e reúne diversos autores, leitores e quem quiser chegar para conversar sobre literatura. Muita gente passou pelo Colégio de São Bento, principal área onde as atividades da festa aconteceram esse ano.





     A abertura da Fliporto 2014 aconteceu no Mosteiro de São Bento, com os escritores Lya Luft e Vicente Pereira e a mediação da jornalista Leda Nagle (Programa Sem Censura da TV Cultura). A conversa da mesa de abertura foi sobre o valor da vida, uma questão para reflexão não apenas dos escritores, mas que cedo ou tarde aparece em nossas vidas.




      O segundo dia da festa literária foi marcado pela presença dos autores Xico Sá e Claúdio Assis que abriram os trabalhos do Congresso Literário. Eles falaram sobre a união entre o cinema e a literatura, tema central da Fliporto.
      O bate papo seguinte foi o mais esperado pelos jovens leitores e blogueiros que foram a Fliporto deste ano. Com o tema “como seduzir o leitor e mantê-lo fiel” as autoras best-sellers Carina Rissi e Margaret Stohl subiram ao palco do auditório para conversar com os fãs e responder as perguntas sobre suas obras. No final as escritoras receberam os cerca de 300 fãs para as sessões de autógrafos.






      À noite ainda aconteceram os painéis com Hwang Sun-Mi e Braulio Tavares, com o tema “Escrever com alegria: a imaginação e a fantasia na literatura” e a aula-espetáculo “O trovador Cariri” com o Romero de Andrade Lima.

       No domingo (16), último dia da Fliporto, diversos autores marcaram presença, entre eles Lourenço Mutarelli, Ondjaki, Sidney Rocha, Adriana Falcão, Samarone Lima e o homenageado da 5ª Feira Internacional do Livro, Raimundo Carrero. E para fechar a noite e infelizmente a Fliporto, concerto com Antônio José Madureira.
       A Fliporto sempre tem espaços dedicados à todas das idades. Área de lazer para as crianças conhecerem um pouco mais da literatura, o Cine Fliporto com a exibição de filmes e curtas que valorizam a nossa cultura e a Fliporto Galera, que no domingo recebeu a autora pernambucana Clarice Freire, do Pó de Lua.





      Juntos Fernando Vasconcelos (Kinemail) e Clarice conversaram sobre os blogs de cinema e literatura que tem crescido bastante nos últimos anos. A conversa foi bastante interessante foi abordou temas que estão presentes nos poemas e da autora, o retrato do Brasil nas telas de cinema e como a junção das duas artes pode enriquecer ambos os lados. Após o bate papo a autora recebeu os fãs para uma sessão de autógrafos.
      Queira muito ter conseguido mostrar tudo isso à vocês em vídeo, mas como ainda estou com problemas com o editor, vamos ficar apenas com esses trechos de gravação que fiz e conseguir editar:


                               

       Obrigada pelos acessos aqui no blog,  não esqueçam de  curtir a fanpage para seguir o blog! Bjoxxx e até a próxima =)

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário