[Lançamento] Jornalismo gastronômico em pauta




      Será lançado hoje, 01 de dezembro, o livro mais saboroso do jornalismo cultural. De autoria da jornalista Renata do Amaral, o livro “Gastronomia:  prato do dia do jornalismo cultural” é resultado da tese de mestrado da autora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e deu origem a uma pesquisa originada em 2004.
      A obra é inédita no país e desperta o interesse de profissionais da área de comunicação, que de acordo com a autora cresceu e transformou o cenário da arte da culinária nas páginas impressas em revistas e jornais. O estudo foi baseado na análise dos textos publicados nos veículos:  Revista Gula, Claudia Cozinha, Carta Capital e no jornal Folha de São Paulo. Além disso, o material usado também inclui as críticas e crônicas de colegas de profissão,como Márcio Alemão, ou banquteiras, como Nina Horta.
      O livro ainda apresenta entrevistas com profissionais da área, como o crítico gastronômico pernambucano Josimar Melo.  “Gastronomia: prato do dia do jornalismo cultural” é a prova de que a arte da culinária não está mais relacionada apenas aos tradicionais livros de receitas da vovó.
Arquivo Pessoal
      Não é de hoje que a arte de cozinhas esta presente nas prateleiras das livrarias mais conhecidas do país. A seção de culinária sempre despertou os sentidos dos leitores mais curiosos, provocando o paladar e despertando o desejo de cozinhar. Os formatos das publicações apresentam os mais diferentes modelos de diagramação e comprovam que para cozinhar não é necessário entender de temperos exóticos e difíceis de encontrar.
      O livro de Renata do Amaral expõe ao público uma área do jornalismo que muitas vezes passa despercebida pelos estudantes da área. Vertente do jornalismo cultural, o jornalismo gastronômico ganhou espaço nos últimos anos nos impressos e portais de notícias, deixando de ser apenas críticas gastronômicas de pratos e restaurantes para começar a ter espaço próprio com reportagens bem pautas e construídas de maneira bastante sólida.

Serviço:
21º Café Intercom UFPE
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura do Paço Alfandega

Livro: R$ 20

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário