O que é Fanfic?


      A fanfic surgiu do desejo dos fãs de determinado gênero cultural (animes, séries, mangás, livros ou histórias em quadrinhos) escreverem histórias fora do enredo original, para atingir outros fãs ou pessoas que possuem certa simpatia pelo assunto. Na internet, é muito fácil encontrarmos sites ou blogs destinados as fanfics, principalmente aqueles direcionados a uma única história. Porém, existem muitas páginas da web com vários textos de fanfic de gêneros diversos e traduzidos em muitos idiomas.
      Fanfic é uma sigla para a expressão inglesa fanfiction, que em bom português significa “ficção criada por fãs” e também pode ser apenas chamadas de fic. No início criada com o objetivo de seguir determinado enredo, atualmente é possível encontrar na internet as fanfics interativas, que misturam elementos de gêneros e estilos diferentes. Os personagens desse tipo de fic são geralmente originais, vivendo em um universo paralelo ao enredo original, usando apenas alguns elementos, como cronologia e outros personagens.
      As primeiras fanfics interativas eram inspiradas nos livros de Harry Potter, mas com o crescimento do número de blogs e facilidade de acesso a informação, é comum encontrarmos fics sobre diversos personagens. Porém, vale salientar que na grande maioria das fanfictions infligem às leis de direitos autorais já que, os autores utilizam personagens de outras histórias criadas por outras pessoas. Isso pode ser considerado uma exceção caso o personagem já esteja classificado em nível de domínio público.          Normalmente essas histórias são bem aceitas pelos leitores e autores das narrativas originais, já que não possuem fins lucrativos, devido aos altos custos necessários para em um processo judicial e ao grande número de páginas da web criadas ao redor do mundo.
      Os gêneros principais das fanfics são: Romance, Crossover (no qual dois tipos de artistas de estilos diferentes, aparecem em uma única história) e Violência (no qual os artistas escolhidos vivem situações fora da lei, que geralmente não realizariam na vida real). Atualmente, o site mais comum para publicação gratuita de fanfics é o Social Spirit.
      Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não esqueçam de acompanhar as redes sociais, bjoxxx e até a próxima =)


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário