[Resenha] Um Ano Inesquecível



Título original: Um Ano Inesquecível
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg




      Cada estação do ano tem as suas particularidades, por isso sempre podemos ser surpreendidas com aquilo que elas podem nos trazer de melhor. Assim, inverno, outono, primavera e verão se apresentam, no novo livro da editora Gutenberg, chegando de mansinho e mostrando que em todas as estações é possível acontecer alguma coisa que mudará a nossas vida para sempre. Mas do que isso, o amor verdadeiro que aparece nos quatro contos desse livro, pode derreter a Cordilheira dos Andes, abalar as estruturas do MASP e do metrô de São Paulo, além é claro de abrandar o calor escaldante do Rio de Janeiro em pleno carnaval. Todos os quatro contos desse livro são a prova de que cada estação do ano é perfeita para se apaixonar, em qualquer lugar do mundo.

Enquanto a neve cair, Paula Pimenta


      Nesse conto conhecemos a Mabel, uma adolescente de 14 anos, que está viajando com a família para o Valle Nevado, no meio da Cordilheira dos Andes, no Chile. O problema é que a garota havia armado um plano para levar vários colegas da escola, inclusive o Igor sua paixão há mais de dois anos, para o sítio da família da Magê, uma de suas melhores amigas, na última semana das férias. Assim, a Mabel tentou de todas as formas convencer os pais a deixarem ficar no Brasil e ir para o sítio da amiga, mas a mocinha não conseguiu ter seu desejo atendido e totalmente a contra gosto, ela parte para o que seriam as “piores férias de sua vida”.


       Ao chegar a Santiago, a primeira coisa que a Mabel faz é entrar em contato com as amigas para saber como andam as coisas no sítio, porém ninguém atende as ligações da menina. Ao entrar no ônibus um garoto um pouco mais velho chama a atenção da Mabel, não por sua beleza extraordinária, mas pelo fato dos cabelos do rapaz serem ruivos. Já no hotel, o ruivo do ônibus, que estava acompanhado de dois rapazes com quase a mesma idade dele, não dão trégua a garota e começam a jogar bolinhas de neve nela, apenas por implicância.  Como já estava com raiva por ter viajado, suas amigas não lhe atenderem e por está morrendo de frio, Mabel não pensa duas vezes e parte para o ataque verbal. O resultado disso só poderia ser um: castigo.
       Depois de uma conversa sincera com a mãe e de saber que Igor não estava nem aí pra ela, Mabel decide aproveitar a viagem. Porém, ao contrário do irmão caçula, ela se recusa a fazer aulas de ski, principalmente depois de saber que o instrutor das aulas é o mesmo ruivo que estava no ônibus. Mais um dia se passa e por causa da teimosia e da tristeza, Mabel acaba indo parar na mais alta das pistas de ski, mas com um pequeno detalhe: ela não tem skis e não sabe esquiar! Quem aparece para salvá-la? O Benjamim, o ruivo chato do ônibus! A partir desse momento, Mabel repensa na vida, decide mudar suas atitudes e finalmente aproveitar a viagem. Benjamim deixa de ser um estranho e passa a ser a principal companhia da moça durante o restinho  da viagem.


       Nessa história da Paula Pimenta, temos o amor como principal tema e através dele, é possível perceber a mudança de comportamento da personagem principal. Esse sentimento tão forte e intenso é capaz de sobreviver até a maior nevasca da Cordilheira dos Andes. E não apenas o amor entre dois jovens, mas o que existe entre as pessoas da mesma família. Outro detalhe, é que mesmo localizado tão pertinho do Brasil, o Chile é pouco conhecido entre nós, o que muda o cenário e os destinos óbvios das histórias de inverno. Esse novo cenário contribui para que os nossos países vizinhos comecem a ser vistos como possíveis destinos reais de viagem.


O som dos sentimentos, Babi Dewet


      Anna Julia nunca gostou de música! O que a menina sempre ouvia em seus fones eram podcasts sobre temas específicos. Desde criança ela quis ser advogada e para isso aprendeu vários códigos penais antes mesmo de chegar ao ensino médio, porém à medida que foi crescendo, a jovem já não tinha mais tanta certeza de que realmente queira isso para sua vida. Para completar, seu pai arranjou um estágio de meio expediente para ela em um grande escritório de advocacia de um amigo dele.
       João Paulo largou tudo que tinha em sua cidade natal para estudar música na “terra dos sonhos”, que era São Paulo. Agora aos 19 anos, ele precisa passar as tardes no pavilhão do MASP, já que essa iniciação era um ritual que todos os alunos do Conservatório de Música precisavam cumprir. O dinheiro arrecadado com as cantorias já tinha destino certo: ajudar uma instituição que recolhia e abrigava animais de rua. No início não foi fácil: a vergonha queria falar mais alto! Porém, o desejo de ajudar e o incentivo do público que parava para ouvir seu repertório, ajudaram o garoto a seguir em frente.


       Em seu primeiro dia no estágio, Anna Julia não queria chegar atrasada, então mesmo sem saber a localização exata do escritório, ela saiu da escola , pegou o metrô e desceu na estão mais próxima do MASP. Ao passar por lá ouvindo seus tradicionais podcasts, ela percebeu um aglomerado de pessoas em torno de um rapaz um pouco mais velho e muito bonito. Ele tocava alguma coisa, que para variar ela não estava a fim de ouvir. Então, Anna Julia seguiu seu destino e foi para o escritório.
       João Paulo nunca tinha visto uma menina tão bonita. As mechas azuis em seus cabelos castanhos a destacavam da multidão. Pena que ela estava sempre com os fones de ouvido. Às vezes, aquela garota até parava para ver sua apresentação, deixava moedas em seu pote de dinheiro, mas nunca ouvia o que ele cantava. João Paulo sentia que precisava dá um jeito daquela garota falar com ele, então para começar ele resolveu perguntar qual era no nome da jovem e ao descobrir que o nome da moça também era o mesmo de uma música, ele não teve dúvidas e decidiu que a era através da sua arte a melhor maneira de se comunicar com ela.
       No exato momento em que o podcast que estava ouvindo para, Anna Julia percebe que o garoto bonitinho do MASP, estava cantando aquela música que tinha seu nome. Isso, a deixa bastante irritada e a faz discutir com ele em plena Avenida Paulista, sobre as razões óbvias de ele está cantando aquela música.


       Assim começa esse “relacionamento”: com dois jovens que querem encontrar seu lugar no mundo e desejam ser reconhecidos por seu trabalho. O mais interessante desse conto de autoria da Babi, é o fato de a Anna Julia desejar construir memórias de experiências vividas pela maioria dos jovens e do João Paulo aceitar ajudar a moça a construir essas lembranças sem pedir nada em troca.
        Acredito em amor a primeira vista, mas acho que quando esse sentimento surge de uma amizade verdadeira e sincera,  é ainda mais concreto. Se o outono já era a minha estação preferida do ano, agora tenho ainda mais certeza. Esse conto envolve o leitor desde a primeira linha e merece ganhar uma versão estendida. 


A matemática das flores, Bruna Vieira


       Jasmine cresceu cercada de flores. Em todos os cômodos da casa, sua mãe faz questão de decorar com arranjos! Seu nome veio da flor favorita de sua mãe e pra falar a verdade, ela nem gosta muito dele. Mas, o que realmente tira a garota do sério é ficar sem música e isso aconteceu porque ela teve o celular confiscado. E por que? Por causa da maldita matemática!!!! Tudo ia bem até o segundo ano do ensino médio, pois a garota nunca teve dificuldades em nenhuma matéria, porém o terceiro ano estava puxado principalmente por causa da pressão com o vestibular e o Enem. Então, apesar de já esta aprovada na maioria das matérias, se Jasmine não tirasse uma excelente nota em matemática perderia o ano.


       Para tentar ajudar a filha, Dona Ingrid sugere em uma reunião com a diretora e o professor de matemática da garota, que Jasmine tenha aulas de reforço da matéria na própria escola, em horário alternativo, com o professor da matéria e para que assim possa recuperar a nota. Como era de se esperar a garota não aceita a decisão da mãe logo de cara, principalmente porque detesta o profº Carvalho. Mas, como essa é a única solução para ajudá-la a passar de ano...
       No primeiro dia das aulas de reforço, que aconteceriam na própria escola e no horário da noite, Jasmine vê um rapaz muito bonito no metrô. Além da aparência, o que chama a atenção da moça é a música que ele esta ouvindo nos fones de ouvido. A melodia é tão interessante e envolvente que a distrai totalmente e ela perde a estação em que deveria descer, chegando atrasada à aula.


       Para a surpresa de Jasmine, o profº Carvalho lhe diz que não poderá dá as aulas, mas que o monitor de sua turma poderá ajudá-la. O tal monitor é ninguém menos que o rapaz que chamou atenção da garota no metrô. Entre muitos estudos, exercícios, conversas e uma mudança radical de visual, a matemática une esses dois jovens,
      Conheço apenas o primeiro livro da Bruna Vieira e admito que não havia gostado do estilo da narrativa dela. Porém, Bruna cresceu como escritora e evoluiu bastante na maneira como conta suas histórias. Gostei do conto e acho que agora irei conhecer os outros livros da autora.

Amor de carnaval, Thalita Rebouças


      Após meses sem sorrir por causa de uma desilusão amorosa, Inha finalmente encontrou um motivo para gargalhar: uma de suas melhores amigas, a Kaka foi trocada por um cavalo! Não que ela não gostasse da amiga, mas a história era realmente hilária. O ano não tinha sido muito bom para a garota, que estava aproveitando seus raros momentos de alegria com as amigas. Sem perder tempo e querendo o melhor para a garota, Tati (a outra melhor amiga) convence Inha a passar o réveillon na praia, assim elas poderão começar o novo ano de suas vidas com o pé direito.
        Durante a festa da virada, o irmão da Tati, um aspirante a jogador profissional do Flamengo, começa a ter um relacionamento amoroso com a Keillinha Kero-Kero, a funkeira mais badalada do momento. Assim, as três amigas Inha, Kaka e Tati passam a ser perseguidas por paparazzi em todos os lugares de Búzios, cidade litorânea do Rio de Janeiro, em que as garotas passaram o réveillon.


       Os dias passam e quando menos as amigas esperam chega o carnaval. Elas irão para um camarote na Marquês de Sapucaí, isso graças ao namoro do irmão da Tati com a Kero-Kero. É aí que a vida de Inha dá uma virada, pois ela esbarra em um garoto lindo e que finalmente a faz querer esquecer o ex-namorado mau caráter que a traiu com a pior menina da escola.  Porém, o que a Inha não sabia é que o tal garoto é o ex-namorado da top das top models internacionais, a Carrie Catherine Shy Goldenblat. Agora a confusão está arrumada, pois Inha passa a ser acusada de ser a pivô da separação dos pombinhos internacionais e os paparazzi não lhe dão nem mais um segundo de sossego.
       Thalita Rebouças prova com essa história que um amor de carnaval pode superar todas as adversidades e barreiras que são impostas. Conheci o estilo narrativo da autora ainda ma escola, pois lia os livros dela na biblioteca e não me lembro de ter me identificado muito com o estilo do texto. 
       Se vocês quiserem saber como foi a sessão de autógrafos do livro ”Um Ano Inesquecível” aqui em Recife, é só clicar aquiObrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários :

  1. Ijin Share & Promot Min :


    [Promo] Dapatkan Bonus Promo SPECIAL Khusus Sampai Akhir Bulan Maret 2017 Menanti Anda Hanya Di ( >> www.bavetline88.com << )
    Cukup Dengan Menekan 1 Klik Link Website Ini ( >> www.bavetline88.com << ) Bonus Ditangan Anda :

    ~ Bonus Sportsbook ~

    1. Bonus 20% untuk member baru Sbobet, Ibcbet dan Asia77.
    2. Bonus minimal deposit awal hingga Rp 300.000,-.
    3. Bonus Maximal yang diberikan perhari mencapai hingga Rp.1.000.000.
    4. Bonus kemenangan 5% untuk produk Sbobet, Ibcbet, Asia77.
    5. Promo rollingan sebesar 0.5% dan 0.7%.
    6. Promo cashback hingga 5%.

    ~ Bonus Casino Online ~

    1. Dapatkan Bonus 10% untuk member baru 338A, 1S Casino, Asia8bet.
    2. Bonus minimal deposit awal hingga Rp 300.000,-.
    3. Bonus Maximal yang diberikan per hari mencapai hingga Rp.1.000.000,-.
    4. Bonus kemenangan 2.5% dari Deposit.
    5. Bonus Cashback hingga 5% diberikan kepada member yang mengalami kekalahan diatas Rp.1.000.000,-.
    6. Bonus Cashback hingga 10% diberikan kepada member yang mengalami kekalahan diatas Rp.10.000.000,-.
    7. Bonus Rollingan hingga 1% untuk semua permainan Casino.

    ~ Bonus Tangkas ~

    1. Bonus Deposit awal hingga 20% Khusus Produk Bola Tangkas dan Tangkasnet.

    ~ Bonus Asia Poker 77 ~

    1.Dapatkan komisi Rollingan Hingga 2% yang sudah di set kedalam ID Asia Poker 77 milik anda.

    ~ ( BONUS REFERENSI ) ~

    1. Bila Anda Mengajak Dan Mengenalkan Bavetline Kepada Teman Anda Maka Anda Mendapatkan Bonus Rollingan Hingga 0.5% (All SportsBook).
    2. Bila Anda Mengajak Dan Mengenalkan Bavetline Kepada Teman Anda Maka Anda Mendapatkan Bonus Rollingan 0.4% (All Casino).

    ( Note : Syarat Dan Ketentuan Berlaku )

    Ayo Segera Bergabung Menjadi Salah Satu Bagian Dari Kami Dapatkan Bonus Promo SPECIAL Berlimpah Menanti Anda hanya di ( >> www.bavetline88.com << )


    Info lebih lanjut :

    Contact Person : 085-5127-711-28 / 081-31-666-1222.
    Whtasapp : 0813-1666-1222.
    BBM : 55628DA2.
    LINE : bavetline.
    SKYPE : Agen Bavetline.
    Customer Service : (>> LiveChat <<)

    ResponderExcluir