[Resenha] Surpreendente


 Título original: Surpreendente
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca


      Bem, o que falar sobre um livro que lhe mostra a importância de se ter amizades verdadeiras??

Olááááááá pessoal!!!

      Pedro é um cineasta que tem um grave problema visual (Sim, já começo dando spoiler, por que sem ele eu não posso fazer a resenha, anyway.), mas que não se deixa abater por causa disso. Aliás, tentar fazer a diferença no mundo é a principal bandeira desse jovem, que é apaixonado pelo Cinema Felicidade.



      Uma das maneiras que o rapaz encontrou de trabalhar com a sua arte, foram as sessões de filme que acontecem no Cultural, um boteco de São Paulo e que mantém aberto o último cineclube da cidade. O problema desse trabalho é a falta de público nas sessões, o que para a frustração de Pedro, pode levar ao encerramento definitivo das atividades desenvolvidas no local.  Além de ser curador dessas sessões, o jovem trabalha em uma locadora de dvd’s na periferia da cidade e tentar mudar a realidade dos jovens, adolescentes e crianças da região através dos filmes, assim ele sempre dá um jeito de incluir os clássicos do cinema entre as mídias que são alugadas pelos moradores da região.
      Porém, o principal objetivo de Pedro é ganhar o primeiro lugar no Cacau de Ouro, o maior festival de cinema do país, mas para isso acontecer ele precisa de um excelente roteiro para seu filme. Para alcançar seu objetivo, Pedro conta com a ajuda do seu melhor amigo o Fit, que foi calouro dele na faculdade e sempre está ao lado no nosso cineasta para fazer a história acontecer.


      Montado a partir de clichês do cinema “Surpreendente” é um livro que nos leva bem além das telonas da sétima arte. Aqui, encontramos um verdadeiro relato de como a amizade pode transcender todos os limites e superar as barreiras mais improváveis. Pedro conseguiu o que raras pessoas no mundo alcançam tão jovens: amigos de verdade, que te levam a superar todas as dificuldades e incertezas que a vida oferece.
      A ideia de três amigos que largam tudo, emprego, faculdade, projetos pessoais e tudo mais que tem planejado, para realizar o sonho de apenas um deles é a forma mais perfeita de amizade que existe. Não que eu acredite que amigo de verdade é apenas aquele que  está presente apenas nos momentos de felicidade  ( muitas vezes,  o que esperamos de nossos amigos é que eles façam  tudo por nós e isso também é o que eles esperam de nós), mas amigo de verdade é aquele que se joga, de caso pensado nos momentos que você mais precisa e que sempre consegue lhe fazer enxergar o lado racional das coisas, (nada de trocadilhos infames, entendedores entenderão).


      Bem, ao saírem apenas com o destino traçado e quatro câmeras nas mãos, Pedro, Cristal, Fit e Mayla, tem a difícil missão de gravar o maior e melhor filme que já existiu, aquele que não dá chance (olha o trocadilho de novo), para que as cenas sejam refeitas, reescritas ou até mesmo apagadas, o filme da vida. Mais do que um roteiro bem elaborado, com cada marcação detalhada no “storyboard”, a ideia de se fazer um filme com baixíssimo orçamento e que tem como principal personagem a espontaneidade dos “atores” que estão em cena, cria um filme perfeito, muito melhor do que aquele produzido em Hollywood, e mostra o quanto dependemos  apenas de nós mesmos para superarmos as dificuldades que aparecem e nossas limitações.
      “Surpreendente” é de fato um livro que tem como objetivo encantar e digamos.... Surpreender o leitor. Em suas 265 páginas, muito bem escritas por Maurício Gomyde, encontramos romance, aventura, diversão, drama e mais um mix de todas as emoções possíveis e imaginárias que um leitor, amante do cinema ou ser humano qualquer possa querer. Fazia muito tempo que eu realmente não ficava encantada com um livro de literatura nacional, que me fizesse virar a noite lendo e ao final desejasse mais e mais daquela história.



      Se Maurício Gomyde é o “Nicholas Sparcks” brasileiro eu não sei. A única coisa que eu sei é que ele com um único livro já ganhou de cara, cinco estrelas e um <3 no skoob, por seu  brilhante estilo de narrar as cenas , que emociona e toca lá no fundo da alma de qualquer apaixonado por literatura, música, cinema e enfim.... pela vida.
      Para saber como foi meu encontro com o autor aqui em Recife, é só clicar aqui. Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário