[Resenha] A libélula no âmbar


 Título original: Dragonfly in Ambar
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro

Ao começar “ A libélula no âmbar” a primeira coisa que pensei foi que meu livro tinha vindo com páginas faltado. Tomei esse susto principalmente porque logo na primeira página, a gente percebe que se passaram 20 anos entre os acontecimentos do primeiro livro e do segundo. Claire está com sua filha Brianna, que agora é uma jovem adulta, a caminho de revelar toda a verdade a moça. Após a morte de Frank, ex-marido de Claire, mãe e filha voltam para Escócia e é lá que a viajante do tempo revela a verdadeira origem de Brianna.


      Em um flash bake, Claire começa a relatar o que aconteceu com ela e Jamie depois que eles partiram para a França. Com um enredo bem construído e atribuindo elementos ficcionais a fatos históricos de maneira peculiar, Diana Gabaldon conseguiu conquistar ainda mais os leitores e deixar a todos com o coração em frangalhos.
      Quando chegam à França, Claire e Jamie tem o objetivo de reconstruir suas vidas, mas o fato dela ter conhecimento do que acontecerá no futuro, pode atrapalhar o casal, então eles começam a  planejar várias maneiras de evitar que a Batalha de Charles Stuart aconteça. Além disso, eles fazem novas amizades na tentativa de descobrir informações que levem ao fim do apoio que o príncipe Charles possui. Em meio a esse mar de problemas, o mais inesperado e maior de todos eles aparece: Black Jack Randall chega à França. Jamie o chama para um duelo que quase termina com um trágico final.


      Após o duelo, nosso ruivo favorito é preso, mas com a ajuda de sua leal esposa, Jamie é solto. Porém, tem que voltar a Escócia e o melhor, sem está com sua cabeça a prêmio. Sem poder retardar ainda mais a batalha, Jamie se junta a Charles com o objetivo de vencer e por isso, ele começa a convocar o máximo de homens para a luta e a tratar de assuntos importantes para o monarca. Por fim, nosso herói encontra Lord Lovat, seu avô.
      Com o dia da batalha chegando, as coisas que já não iam bem pioram ainda mais nas Terras Altas. Devido à falta de dinheiro do príncipe, os soldados começam a passar fome. São tantos problemas que Claire e Jamie cogitam a possibilidade de assassinar o regente e assim liquidar todas as chances da guerra ocorrer. Porém, o casal não contava que Dougal estivesse escondido, ouvindo a conversa dos dois e em um ato de defesa do príncipe, Dougal ataca Jamie que ao revidar, termina assassinando o homem.


      Um dos seguidores do falecido testemunha o crime e pensando no melhor para sua amada, Jamie lhe pede uma hora para deixar Claire em um local seguro. Feito o acordo, o casal parte para o círculo de pedras, em Craig Na Dun, onde a gravidez de Claire é revelada e a segurança do bebê é posta acima de tudo.
      Depois que Claire termina de contar sua história para Brianna, a jovem não acredita que tudo o que lhe foi relatado seja real. No mesmo instante, Claire se lembra de que está no ano de 1968, período em que Geillis Duncan fez sua viagem no tempo. Agora, Cabe a nossa viajante, a missão de impedir que sua amiga viaje para o passado e acabe morta por crimes de bruxaria.


      Com certeza “A libélula no âmbar” é muito mais emocionante do que o primeiro livro da série. Aqui já estamos mais familiarizados com os personagens e com o contexto que envolve a história. E por falar nisso, que aula de história nos temos enquanto apreciamos a leitura.
      Mesmo com um enredo tão extenso, Diana Gabaldon consegue mesclar ficção e história durante todo o livro sem deixar falhar ou lacunas. Os personagens são muito bem construídos e neste livro estão mais evoluídos e as brigas por coisas tolas já não tem mais espaço. Claire e Jamie estão cada vez mais próximos e passam por ainda mais sofrimento. O surgimento de novos personagens dá um tempero a mais na história, enquanto o reaparecimento de outros, nos deixa totalmente sem ar de tão assustadores que são.  




Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário