[Resenha] Três coisas sobre você


Título original: Tell me three things
Autora: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro

                Há 733 dias a vida de Jessie começou a mudar. A mãe morreu, o pai casou-se novamente e ela teve que mudar de escola e de cidade, deixando tudo aquilo que conhecia desde o nascimento para trás. Uma semana após começarem as aulas no ensino médio, em uma das escolas particulares mais caras da Califórnia, a garota recebe um e-mail de um tal de “Alguém Ninguém” lhe oferecendo ajuda para sobreviver a selva do colégio Wood Valley. A princípio Jessie acredita que o e-mail não passa de uma brincadeira sem graça dos veteranos e resolve não dá bola.


                A verdade é que a garota se sente abandonada pelo pai que parece está cada vez mais distante dela. Fora isso, como é novata nem mesmo o filho se sua madrasta quer papo com ela. Assim, Jessie sempre acaba ficando sozinha com seus pensamentos e incertezas. Por isso, Scarlett sua melhor amiga, acaba se tornando única pessoa com quem ela pode contar para desabafar.

                Mas, tudo isso começa a mudar depois que a menina responde para “Alguém Ninguém” dizendo que aceitará receber a ajuda dessa pessoa para aprender a sobreviver  ao W.V. Assim, Jessie finalmente passa a fazer amizades e a interagir com os outros estudantes, chegando até mesmo a conseguir um emprego na livraria da cidade.


                A troca de e-mails com o desconhecido se torna em pouco tempo uma das principais atividades da rotina de Jessie, isso por que o fato de não saber quem é realmente o seu remetente permite que a garota seja totalmente sincera em suas opiniões sobre seus colegas. Sem contar o fato de que o mistério sobre a verdadeira identidade do “A.N.” faz com que a garota elabore as mais variadas teorias sobre a verdadeira identidade do seu “amigo oculto” e assim ela termina se envolvendo em diversas ciladas.

                Além disso, Jessie está passando por grandes mudanças em sua vida, principalmente em relação ao pai e a nova esposa dele. A verdade é que a garota se sente abandonada pelo pai e negligenciada pela madrasta. Em vários momentos do livro ela questiona se a mudança tão repentina do pai deveria de fato ter acontecido e como será o relacionamento dela com a madrasta, até que Jessie tenha idade e dinheiro suficientes para sair de casa.



                “Três coisas sobre você” é um livro extremamente apaixonante, pois fala sobre assuntos que muitas vezes são delicados para os adolescentes com pequenas doses de sarcasmo e ironia. Julie Buxbaum soube construir um enredo que trata de maneira bem concreta temas como mudanças, novas relações familiares, amizades, segredos e principalmente pessoas. A verdade é que eu fico me perguntando por que demorei tanto tempo para ler esse livro.

                O legal é que toda a história foi inspirada em uma experiência real da autora, que um belo dia recebeu um e-mail anônimo e a partir daí se inspirou para escrever sobre a Jessie. A essência da narrativa é um clichê, é verdade, mas o quê torna a leitura desse livro maravilhosa é o processo de evolução da protagonista e o quanto a mudança de escola, cidade e de ambiente a fizeram crescer e amadurecer.


                É óbvio que no final do livro a Jessie descobre quem é seu remetente anônimo e por várias vezes eu me vi torcendo para que um determinado personagem fosse “Alguém Ninguém”. Por isso, a cada nova investida para a descoberta da verdadeira identidade dele, eu me pegava pensando em como era fácil para a garota descobrir com quem trocava mensagens. Ainda bem que eu estava certa...

Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). 

Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário